sexta-feira, 27 de março de 2009

A minha primeira vez

Proponho falar-vos um pouco da minha iniciação nos filmes que ninguem vê. Começou cedo o meu interesse por todo o tipo de filmes, cinema era e é o meu mundo. É onde me refugío da sociedade, onde sou tudo e nada.
Em 1985 (tinha apenas 15 anos) levaram-me ao Quarteto para vêr um "filme de qualidade" (como lhe chamavam na altura), de um realizador que tinha começado na edição de filmes e que já há alguns anos se iniciara nas longas metragens. Seu nome Peter Greenaway. Um nome que nunca mais esqueci e que me abriu as portas para outro tipo de cinema.

Quando me perguntam qual o primeiro filme que vi de Peter Greenaway e o que mais me marcou respondo que o filme foi “Um Z e dois Ós”. Para o descrever dizia então que era a história de dois amigos a serem comidos vivos por caracóis.
É claro que o filme não é só isto, mas continuo a adorar vêr a reacção dos outros quando lhes digo ter visto um filme assim. E que até gosto muito, tanto quanto as reacções das pessoas.
Imaginem a preocupação da minha mãe em ter um filho com 15 anos a devorar filmes sobre a decomposição de corpos. "Criei um monstro!" - deverá ela ter pensado.

2 comentários:

  1. não estava muito longe da verdade, Migalhas!!!!!!!
    bjs da tua tia mais querida
    Zica

    ResponderEliminar
  2. Bem haja,

    Hoje, enquanto lia a revista do jornal de notícias, deparei-me com a crítica do "Manual de instruções para crimes banais" que me suscitou a curiosidade. Fui indagar e foi desse modo que tive a agradável surpresa de encontrar o seu blog. Confesso que o li do ínicio ao fim e se, por um lado, já conhecia alguns dos filmes, não consegui deixar de ler os seus comentários. Faço votos para que continue a apresentar-nos mais filmes para que outros também possam usufruir deste "refúgio".

    Com os melhores cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar