domingo, 12 de julho de 2009

"Não é justo!"


Primeiro dia de Verão de 2009. 35° de máxima transportam-me à minha infância. Perto da minha rua, havia um repuxo em frente à igreja. Nos dias mais quentes, o lago era povoado de meninos que, de cuecas, saltavam e brincavam alegremente na água. Eu e o meu irmão roíamo-nos de inveja, mas o meu pai dizia: "- Nem pensem em juntar-se a esses barraqueiros que não têm onde cair mortos!" Então, a suar que nem uns porcos, caminhávamos até casa, de olhos assentes no chão e a ranger os dentes de raiva. À medida que nos íamos afastando, o som das gargalhadas e dos gritos que os meninos davam a chapinhar na água ía-se diluindo. Lembro-me perfeitamente de pensar: "porque raio não posso eu ser como eles? Qual é o mal de mergulhar na fonte?!"

Giacinto Mazzatella (Nino Manfredi), perde um olho durante o expediente e, por isso, recebe uma indeminização de um milhão de liras. Esconde-as na barraca onde vive mas, com medo que alguém as roube, dorme abraçado a uma caçadeira e obriga a familia a viver na mesma divisão. "Feios, porcos e maus" (Brutti, sporchi e cattivi 1976), filme do italiano Ettore Scola, retrata a miséria humana através de uma família que habita um bairro de lata nos arredores de Roma. A pobreza extrema é uma realidade chocante e mostra a outra faceta da grande cidade. Marginalizados e com leis à sua medida, os habitantes do bairro construíram o seu próprio ghetto nas sobras e na indiferença da sociedade. Com noções éticas deficientes e inocentemente rudes, estes “indígenas” dão-nos uma nova visão do conceito de família. Filhos, pais, avós, amantes, penduras, motas e ratos, inventavam espaço na pequena baracche em que viviam, para comer, dormir, lavar a roupa e, simultaneamente fornicar.

Se calhar o meu pai tinha razão...

2 comentários:

  1. As férias estão a ser excelentes, não troco a praia por nada mas conheço bem as tentações dessa fonte.
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Mas os meninos da fonte não eram os teus colegas de escola??? Não era com esses ciganos que andavas sempre à pancada??? Bem podias ter partilhado um banhinho com eles...

    BM

    ResponderEliminar